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A Importância Das Vendas Online Para Sua Empresa


São 60 milhões de usuáA Importância Das Vendas onlinerios no Brasil acessando regularmente a internet.

87% deles acessam a rede para pesquisar por produtos e serviços.

Como você vem aproveitando esses números?

O seu produto está na internet?

Você tem um sistema de vendas pronto, automatizado, que funcione mesmo quando você não está por perto?

Se você já tem, como estão acontecendo as vendas?

Está obtendo os resultados esperados?

A importância de um Sistema de Vendas Online para o seu negócio desencadeará as respostas de que precisamos.

Com tantas pessoas na internet, é fundamental que a sua empresa tenha algum sistema de vendas online funcionando, como disse a pouco, de uma forma em que não haja a necessidade de estar envolvido em tempo real com o processo.

Apenas ajustes, melhorias e otimizações irão requerer a sua atenção, mas na maioria do tempo um Sistema de Vendas Online bem estruturado estará trabalhando em tempo integral para você.

A importância de um Sistema de Vendas Online é indiscutível. Por isso, vou explicar como aproveitar essa demanda e posicionar a marca e o produto para que sejam oferecidos de forma correta para o seu público.

Isso ajudará a empresa a impactar um número ainda maior de pessoas, aumentar sua visibilidade e, consequentemente, seu número de vendas. 

Um Sistema de Vendas Online tem como objetivo principal a criação e manutenção de uma lista de e-mails, que será o principal canal de relacionamentos com os seus leads.

Essa lista é dinâmica e deve estar em constante evolução.

BLOG / AUTORIDADE:

Crie um blog e use o Google para criar audiência. Para aproveitar a vasta visibilidade que a internet oferece, os seus canais de divulgação, como as Redes Sociais e principalmente o Site ou Blog, precisam estar otimizados em dois aspectos:

Programação ou configuração SEO, para que as pessoas o localizem na internet através das páginas de busca e o conteúdo, que precisa ser atrativo para o público-alvo.

O Blog transforma visitantes em leads que constroem a lista. Alimente o blog constantemente com conteúdo de qualidade e crie a sua autoridade a partir deles.

As pessoas respeitam a sua posição quando perceberem que você domina o que escreve e o que oferece.

Com o tempo, e conforme as pessoas vão consumindo o seu conteúdo, o seu nome ou a sua marca vai ganhando reputação, porque você será procurado e visto com mais frequência.

Quando você promete a solução para um problema, e cumpre o prometido, as pessoas ganham confiança e se sentem seguras para comprar de você.

O Blog será a base operacional de todo esse processo.

SOLUÇÃO DO PROBLEMA / CAPTURA:

Os canais utilizados para divulgar e abastecer com conteúdo relevante o seu público-alvo devem oferecer alguma solução que será REALMENTE aproveitada pelo lead.

Algo de que realmente precisam ou desejam. Podem ser materiais em forma de e-book, com dicas e orientações que ajudem a resolver algum problema específico, um treinamento online, uma análise do site do cliente, etc.

Existem muitas oportunidades de se oferecer algo gratuito para o seu lead em troca de um relacionamento. Esse relacionamento começa na Visita ao Seu Blog ou Rede Social e cai numa Página de Captura que fica com os dados solicitados, geralmente nome e e-mail.

ENTREGA DO CONTEÚDO / RECIPROCIDADE:

Quando o lead se interessa e consome a solução que você disponibilizou, a página de captura que você configurou fica com dados importantes para a fomentação da lista, como nome e e-mail, por exemplo.

A reciprocidade acontece aqui porque houve uma troca, e o lead ficou satisfeito com o conteúdo recebido. Existe um sentimento de gratidão que leva a outro sentimento, o da reciprocidade.

É mais fácil vender para quem já te conhece, confia e já tem, em comum, um relacionamento anterior.

 VENDA / OPORTUNIDADE:

Quando conseguimos transformar visitantes em leads, ou pessoas realmente interessadas nos nossos produtos, montamos campanhas de vendas que são enviadas para a lista.

Essas campanhas medirão a temperatura de cada lead, e saberemos quem são os leads mais “frios” e quem são os leads mais “quentes’, ou seja, mais propensos as compras.

A oportunidade é que com a lista funcionando, mesmo quem já comprou, pode comprar de novo, dependendo de como você continuará tratando esses leads.

Faça o pós-venda continuando a alimentar esse lead com conteúdo. Continue se relacionando com ele como antes, com a mesma atenção dentro do seu funil de vendas. Esse ciclo não precisa terminar.

Quando pensar em montar um sistema de vendas online, lembre-se de que as vendas devem acontecer todos os dias.

Imagine uma loja física, de portas abertas, para quem quiser entrar. Não vamos deixar que essa loja fique vazia, vamos movimentá-la!

É nisso que precisamos nos basear para planejar um Sistema Perfeito, Integrado e Otimizado. Também tenha como mapa que um Sistema de Vendas Online bem montado resulta sempre no seguinte:

+ VISIBILIDADE + REPUTAÇÃO + CLIENTES + RESULTADOS

E quando isso acontece numa grande escala, a um custo baixíssimo comparado a outras formas de marketing, que é o caso do Marketing Digital aplicado a internet, os resultados não demoram a acontecer e são números expressivamente positivos.

Agora que já sabemos o quanto é importante, vamos nos decidir se queremos continuar apenas assistindo aos outros lucrarem na internet ou se podemos também fazer parte disso.

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